Serviço: Circuito Literário Mineiro

Entre minhas metas para 2013 está me envolver mais com a literatura, participando mais de eventos. Numa dessas coincidências da vida, topei com um artigo na revista Metáfora que tratava justamente de alguns movimentos literários mineiros.

Se o leitor também busca imergir nesse ambiente, clique abaixo e saiba o que rola em Minas Gerais.

A lista a seguir foi elaborada e publicada na edição 15 da revista Metáfora, mas as descrições foram sintetizadas por mim a partir das informações disponíveis nos sites de cada evento.

E a propósito: ainda não descobri oficinas de escrita criativa aqui em Belo Horizonte. Caso alguém conheça alguma, favor compartilhar nos comentários.

ATUALIZAÇÃO: enfim encontrei! O Letras e Ponto oferece oficinas de contos e literatura semestrais. Mais tarde falarei sobre eles por aqui. Por ora, confiram mais sobre esse excelente espaço proporcionado pela escritora Dagmar Braga.

“Circuito Literário Mineiro”

Sempre um Papo

http://www.sempreumpapo.com.br

Programa cultural de grande credibilidade no país. Além de Belo Horizonte, está presente em 30 outras cidades, oito estados, o Distrito Federal e em Madri, na Espanha. O que começou como encontros entre autores e personalidades mundiais atualmente é dividido em diversos projetos, que incluem um programa de TV homônimo – os episódios são disponibilizados para download livre no YouTube – e outro de rádio, o Mondolivro, veiculado na rádio CBN.

Ofício da Palavra

http://www.mao.org.br/port/programacao.asp

Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, este evento é caracterizado pelo incentivo à leitura, a divulgação de escritores e suas obras e bate-papos descontraídos sobre literatura. O Ofício da Palavra, que completa sete anos em 2013, já contou com a participação de Fabrício Carpinejar, Arnaldo Antunes, Marcelino Freire, Nelson de Oliveira, Carlos Heitor Cony, e muitos outros. O evento é sediado mensalmente no Museu de Artes e Ofícios, com entrada franca.

Fórum das Letras de Ouro Preto

http://www.forumdasletras.ufop.br

O Fórum das Letras é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e desde 2005 possibilita a interação entre escritores e público participante. Suas as atrações gratuitas dividem-se em Programação Principal, Fórum das Letrinhas, Ciclo de Jornalismo e Literatura, e Via-Sacra Poética. O evento conta também com a participação de editores, agentes literários e demais profissionais do ramo. O tema da edição de 2012 foi a fabricação de livros.

Literata de Sete Lagoas

http://www.literata.net

Nascida em 2010, a festa literária de Sete Lagoas ainda é pouco tradicional, mas tem atraído atenções a cada ano. Palco para interação com escritores e para discussões sobre a produção literária brasileira, a Literata está sob a curadoria do escritor Humberto Werneck. Cada edição do evento tem sido dedicada a um grande autor nacional: já foram homenageados Guimarães Rosa, Fernando Sabino e Monteiro Lobato.

Felit de São João Del-Rei

http://www.felit.com.br

Sediado na cidade eleita Capital Brasileira da Cultura de 2007, o Festival de Literatura de São João Del Rey conta com a participação de escritores, críticos, professores e personalidades da vida cultural do país. Além de mesas redondas, o evento oferece feira de livros, oficinas, café literário com apresentações musicais, e muitas outras atrações. A Felit completou seis anos de existência em 2012.

Bienal do Livro de Minas

http://www.bienaldolivrominas.com.br

Sediado em Belo Horizonte, a Bienal é um programa cultural que reúne atrações para todos os gostos e idades. Um de seus destaques é o Café Literário, que possibilita encontros e debates com escritores, jornalistas e personalidades sobre a literatura brasileira, o processo criativo, entre outros temas. Em 2012 o evento, que homenageava Carlos Drummond de Andrade, acabou cancelado devido a problemas na estrutura do Expominas, onde estava sendo sediado.

Flipoços de Poços de Caldas

http://www.feiradolivropocosdecaldas.com.br

Ano passado, a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas teve grande repercussão nacional e conquistou lugar entre os mais importantes eventos do Circuito Nacional de Feiras de Livro, segundo avaliação da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Em 2013, a oitava edição já tem data marcada e homenageará ninguém menos que o fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis.

Coletivo 21

http://www.coletivo21.com.br

O Coletivo 21 não é um evento, mas um grupo literário que reúne escritores mineiros. Criado em 2011, o Coletivo possibilita conhecer os perfis de seus membros e os serviços que cada um oferece, além de textos de sua autoria. É também uma boa forma de se manter por dentro dos acontecimentos literários no Estado. Dentre os integrantes, destaque para o nome de Luís Giffoni, autor de Infinito em Pó, livro resenhado por mim aqui no blog.

Para saber mais:

  1. Revista Metáfora: site onde é possível realizar a assinatura e adquirir números atrasados.
  2. Serviço – Oficinas Literárias: recomendações enquanto não nada parecido é encontrado em BH.
  3. Resoluções de 2013: onde discorro sobre minhas pretensões para o ano.
  4. Infinito em Pó: minha resenha sobre esta obra do escritor mineiro Luís Giffoni.

Continue a escrever aqui.

Os comentários estão desativados.