Li e Comento: O uivo do sertão (Conto)

PenaPenaPena

Saiba antes de ler: este post não é uma resenha, mas um apanhado de considerações breves suscitadas após a leitura do texto.

Escrito pela jornalista Andrea Carvalho, o conto O Uivo do Sertão conquistou o quarto lugar do Prêmio Maximiano Campos de Literatura de 2012.

A história trata da desventura de um trabalhador humilde que se apaixona pela filha de um latifundiário. O sentimento do jovem é correspondido, mas um segredo terrível pode destruir esse amor tão puro.

A proposta pode não ser das mais originais, porém, o desenvolvimento ágil e objetivo conduz o leitor por uma narrativa comovente. O protagonista é cativante; é impossível não torcer por sua felicidade, apesar de todos os indícios de que esta não será seu destino.

A obviedade do segredo – um conhecedor de lendas sertanejas mata a charada na hora – e o desfecho previsível desde o início da leitura são pontos negativos. Mas nada disso prejudica a poesia dessa história, que remete às fábulas de infância ou aos causos do interior.

O conto foi disponibilizado pela autora aqui (site Bar do Escritor).

Para saber mais:

  1. Li e Comento: minhas breves considerações sobre contos, novelas e outras narrativas curtas.
  2. Andrea Carvalho: site oficial da autora.
  3. Cartas de Madame Red: blog onde a autora disponibiliza outras ficções.
  4. 1º Concurso Cultural de Literatura Cranik: ebook que reúne 11 contos fantásticos. A autora participa com o conto A noite misteriosa dos mortos-vivos.
  5. Andrea Carvalho no Facebook: perfil da autora.
  6. Andrea Carvalho no Twitter: perfil da autora.
  7. Instituto Maximiano Campos: site oficial.

Continue a escrever aqui.

2 respostas para Li e Comento: O uivo do sertão (Conto)

  1. Escriba Encapuzado, muito obrigada pelas críticas; são sempre mega bem-vindas! Mande mais, mande mais.