Diálogos: Funções e Regras – Recursos do Escritor

O blog da escritora lisboeta Sara Farinha contém dicas tão valiosas para escritores iniciantes que seria um desserviço aos colegas aprendizes não divulgá-las por aqui.

Indicarei só os conselhos compartilhados pela própria Sara, mas entre os textos da série Recursos do Escritor há recomendações de outros artigos e sites que merecem ser conferidos.

Confira o que a autora do romance Percepção e de vários contos tem a dizer sobre diálogos.

Em As funções do diálogo, Sara enumera as cinco finalidades principais deste em narrativas. É um texto bem objetivo, de leitura rápida, que trata dos fundamentos – os quais, às vezes, acabamos esquecendo ou não dando a devida atenção.

Destaque para o alerta dado pela comentarista Ana C. Nunes: cuidado para não cair na armadilha de reproduzir diálogos clichês de filmes, outros livros, etc.

O Regras para escrever bons diálogos é um texto mais elaborado no qual a autora trata de algumas “regras”, como atentar para o excesso de marcações (expressões como “ele afirmou”, “ela retrucou”, “ele berrou”) e cortar trechos que nada acrescentam, como cumprimentos e despedidas (“bom dia”, “boa noite”, “alô?”).

Os textos podem ser acessado pelos links abaixo. Ah, e não estranhe termos ou construções incomuns no texto da autora, afinal, ela escreve em português de Portugal.

Confiram os Recursos do Escritor no site da Sara Farinha:

  1. As funções do diálogo

  2. Regras para escrever bons diálogos

Sobre a autora

Sara Farinha é autora do romance Percepção, uma estranha realidade, publicado pela Editora Alfarroba, em Novembro de 2011. Participou no terceiro volume da Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho com o poema Ausência Consagrada.

Administradora do blogue Sara Farinha e co-autora do Fantasy & Co. onde publica vários contos de literatura fantástica. Inaugurou o seu website Sara Farinha no passado dia 29 de Novembro, onde podem aceder a todos estes projetos literários.

Tem ainda uma presença activa nas diversas redes sociais onde podem acompanhar o seu percurso através do Twitter, Facebook, Google+ ou Pinterest.

Para saber mais:

  1. Escritora Parceira: Sara Farinha apresentando a parceria com a simpática escritora lisboeta.

  2. 7 coisas que aprendi – a valiosa contribuição de Sara para a série.

4 respostas para Diálogos: Funções e Regras – Recursos do Escritor

  1. […] Diálogos: Funções e Regras – Recursos do Escritor: confira mais dicas de Sara Farinha. […]

  2. […] Diálogos: Funções e Regras – Recursos do Escritor: confira mais dicas valiosas de Sara. […]

  3. isaac-sky disse:

    Antigamente eu achava que a descrição de cenários era a parte mais complicada de uma história, mas estou descobrindo que os diálogos é que realmente dão trabalho.😀

    • T.K. Pereira disse:

      Somos dois. Escrever bons diálogos é muito difícil.

      Duas boas dicas que vivo lendo por aí são prestar atenção ao modo como as pessoas falam e ler os diálogos em voz alta.

      Até agora tem dado certo.🙂

      Abraços.