Escrevendo primeiros capítulos – Recursos do Escritor

Todos sabem que uma boa capa faz toda a diferença na hora de atrair a atenção dos leitores. Mas é claro que isso não basta para conquistá-los; perdoe-me o chavão, mas um livro não se julga pela capa.

Depois de fisgado pela sinopse, orelhas ou prefácio do autor renomado (ou nem tanto) que recomenda o livro, um leitor atencioso ao menos folheará o primeiro capítulo. Por isso, meu amigo escritor, é bom dar uma atenção especial às primeiras páginas.

Não é fácil deixar o leitor com aquele gostinho de quero mais, mas não é impossível. E quando você conseguir, o pobre incauto só poderá saciar-se após a compra do livro – a não ser que ele seja um desses ratos de livraria que leem as obras por ali mesmo, no horário de almoço.

Consciente do valor de um capítulo inicial bem produzido, a escritora lisboeta (e parceira) Sara Farinha, autora de Percepção, publicou em seu blog cinco estratégias valiosas para quem está planejando escrever um romance.

De todas, a única que não concordei inteiramente fala de apresentar logo o protagonista. Se bem trabalhado, não há porque deixar de escrever sobre um coadjuvante ou até mesmo um vilão.

O início do livro A Guerra dos Tronos gira em torno deste desconhecido.

Todas as demais dicas são válidas, especialmente a que defende a ação em detrimento da contemplação. Apenas uma me pareceu meio óbvia, mas nem por isso menos importante: prezar pelo bom português, quer do Brasil quer de Portugal.😉

Veja todos os conselhos seguindo o link abaixo.

Confiram os Recursos do Escritor no site da Sara Farinha:

  1. 5 estratégias para escrever um primeiro capítulo notável

Sobre a autora

Sara Farinha é autora do romance Percepção, uma estranha realidade, publicado pela Editora Alfarroba, em Novembro de 2011. Participou no terceiro volume da Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho com o poema Ausência Consagrada.

Administradora do blogue Sara Farinha e co-autora do Fantasy & Co. onde publica vários contos de literatura fantástica. Inaugurou o seu website Sara Farinha no passado dia 29 de Novembro, onde podem aceder a todos estes projetos literários.

Tem ainda uma presença activa nas diversas redes sociais onde podem acompanhar o seu percurso através do Twitter, Facebook, Google+ ou Pinterest.

Para saber mais:

  1. Escritora Parceira: Sara Farinha apresentando a parceria com a simpática escritora lisboeta.

  2. 7 coisas que aprendi – a valiosa contribuição de Sara para a série.

  3. Diálogos: Funções e Regras – Recursos do Escritor: confira mais dicas valiosas de Sara.

Uma resposta para Escrevendo primeiros capítulos – Recursos do Escritor

  1. […] Escrevendo primeiros capítulos – Recursos do Escritor: dicas preciosas de Sara Farinha. […]