7 coisas que aprendi – por Eric Novello

Em uma iniciativa conjunta* entre os blogs Escriba Encapuzado e Vida de Escritor, T.K. Pereira e Alexandre Lobão convidam escritores para compartilharem suas experiências com os colegas de profissão, destacando sete coisas que aprenderam até hoje.  Não interessa se você é iniciante ou veterano, se escreve poesias, contos, romances ou biografias, envie sua contribuição para esta série de artigos!

Neste post, a reprodução da contribuição de Eric Novello, escritor publicado.

Originalmente publicado no blog do autor.

Atualizado em 24/06/13: o original foi removido do blog pelo autor.

  1. Seja fiel ao seu estilo. Não tem lista de mais vendidos, modinha do momento ou pressão de editora que valha a superficialidade.

  2. Escrever é saber calar. Deixe a produção em escala industrial para as fábricas de salsicha. Descubra seu próprio tempo e curta os intervalos entre cada projeto.

  3. Comprometa-se. É o compromisso que torna alguém um escritor. Para o resto, basta ser alfabetizado.

  4. Sangre. Um bom livro deixa cicatrizes. Se você não se ferir durante a escrita, não espere isso do leitor.

  5. Sangre mais. Não basta colocar o ponto final. Um livro só está pronto quando você tem a certeza de que deu o melhor de si.

  6. Perca os pudores. Vá aonde a história pedir, faça aquilo que precisa ser feito para tornar um personagem real. Deixe os pudores para os medíocres.

  7. Coma chocolate. Já que eu não bebo café, sempre ajuda.

Sobre o autor

Eric Novello estreou na literatura em 2004 e publicou 4 livros desde então, tendo participado também de diversas coletâneas. Multitarefas, é tradutor técnico e literário, e consultor da Editora Draco. Presta serviços de leitura crítica e copidesque, tendo trabalhado com vários autores da nova geração. Entre seus trabalhos como organizador de coletâneas, destacam-se Fantasias Urbanas e a coleção Amores Proibidos, esta voltada para o público jovem adulto.

A lista completa de seus trabalhos como autor, organizador e tradutor encontra-se disponível em seu site pessoal.

Formado como roteirista no Instituto Brasileiro de Audiovisual, Eric Novello publicou mais de 250 textos críticos sobre cinema, música e literatura no Jornal de Arte Aguarrás. Atualmente, é editor do portal colaborativo Páginas Noturnas, que visa divulgar a literatura especulativa brasileira e estimular o pensamento crítico em torno de sua evolução.

– Texto Extraído do Blog do Autor

Veja a opinião de outros autores aqui e no Vida de Escritor!

* Projeto inspirado pela coluna “7 Things I’ve Learned So Far”, da revista Writer’s Digest.

Continue a escrever aqui.

Uma resposta para 7 coisas que aprendi – por Eric Novello

  1. Felipe Lopes dos Reis disse:

    Só substituiria uma coisa da lista: chocolate por bala mastigável, que é o meu fraco na vida.

    O resto é muita verdade. Principalmente o item 6, pois é isso que, às vezes, me faz repensar no que escrevi, mas lendo isso eu vejo que estou certo.

    Tudo que faço com meus personagens é só para aproximá-los do leitor, que também vivem e passam o que eles vivem e passam.