Em uma iniciativa conjunta* entre os blogs Escriba Encapuzado e Vida de Escritor, T.K. Pereira e Alexandre Lobão convidam escritores para compartilharem suas experiências com os colegas de profissão, destacando sete coisas que aprenderam até hoje. Não interessa se você é iniciante ou veterano, se escreve poesias, contos, romances ou biografias, envie sua contribuição para esta série de artigos!
Neste post, a contribuição do escritor publicado, pintor, desenhista, farmacêutico, professor e violonista, Rogério Pietro.
-
Gramática e ortografia eu não aprendi em escolas, aprendi na prática, escrevendo muito, sempre e pesquisando todas as fontes.
-
Criatividade não é um coelho que se tira de uma cartola, é uma qualidade que eu desenvolvi ao longo da vida e que depende de muita prática e sinceridade consigo mesmo.
-
Sucesso não tem absolutamente nada a ver com qualidade. Faz sucesso quem investe pesado em propaganda, marketing e assessoria de imprensa. Ponto final.
-
Qualidade não traz sucesso. Por mais que eu estude para melhorar minha escrita e meu estilo, e por mais que um livro que eu escreva tenha qualidade em todos os sentidos, isso não é garantia de sucesso. É garantia da minha satisfação pessoal em fazer bem feito.
-
As grandes editoras são importadoras de livros. Aprendi a nunca desperdiçar meu tempo e recursos enviando um original para qualquer uma delas. Algumas nem sabem que existem escritores no Brasil.
-
O mais importante é o escritor. De toda a cadeia produtiva de livros, desde o revisor, passando pelo editor, a gráfica, o distribuidor e o livreiro, o mais importante é o escritor, porque sem ele nada disso existiria. Um escritor continua sendo escritor sem a cadeia, mas a cadeia não existe sem ele.
-
Aprendi que ainda tenho 7 milhões de coisas para aprender.
Sobre o autor
|
Veja a opinião de outros autores aqui e no Vida de Escritor!
* Projeto inspirado pela coluna “7 Things I’ve Learned So Far”, da revista Writer’s Digest.
Continue a escrever aqui.
Caras, eu descobri esse blog recentemente e simplesmente adoro essa sessão das 7 coisas que aprendi. Sempre há algo novo para aprender, sempre mais e mais. O blog é ótimo, não parem!
Não pretendemos parar com a série tão cedo, Marcelão.
Continue acompanhando nosso projetinho.
Abraços.