7 coisas que aprendi: o que é isso? Um meme?

Essencialmente, um meme de Internet é uma ideia que se espalha pela grande rede, muitas vezes sendo adaptada e reproduzida em blogs e redes sociais.

Alguns autores convidados entenderam que o projeto “7 coisas que aprendi” se tratava de um meme e publicaram as contribuições em seus próprios blogs. Houve também quem publicasse posts na SkyNerd, a rede social do site Jovem Nerd. Contudo, gosto de esclarecer que o projeto não deve ser visto dessa forma.

Permitam-me explicar…

…porque isto NÃO é um meme.

Em primeiro lugar, a fragmentação da informação dos memes obriga o leitor a buscá-la em diversos sites, o que é frustrante e desmotivador. Além disso, nem sempre os participantes dos memes se lembram de vincular suas respostas às demais e daí todo o propósito de agregação se perde.

Segundo: nos memes há certa falta de comprometimento com a qualidade do que é divulgado, talvez devido à ânsia por participar da brincadeira, por passá-la adiante. Isto não é um problema quando a ideia é, por exemplo, listar quais livros levar para uma ilha deserta ou quais as melhores adaptações literárias para o cinema. Mas não é este o caso.

O que o projeto propõe aos convidados é um processo de autorreflexão sobre 7 coisas que aprenderam em suas trajetórias como escritores até o momento e que gostariam de saber quando começaram. Justamente por isso, uma preocupação que o Alexandre e eu temos é não impor um prazo para o recebimento das contribuições.

Como participar, então?

Por ora, o Alexandre e eu estamos concentrando os textos em nossos blogs, mas há planos para criarmos um site específico para o projeto, de modo a centralizar tudo. Até lá, quem quiser participar basta enviar um e-mail com sua contribuição.

Para saber mais:

  1. Série 7 coisas que aprendi: página principal do projeto que lista todos os escritores que já contribuíram.
  2. De escritores para escritores: descubra tudo sobre as origens do projeto “7 coisas que aprendi”.
  3. Ajude a divulgar o projeto: algumas orientações e banners que podem ser utilizados livremente.

Continue a escrever aqui.

Os comentários estão desativados.